Confira a análise da votação partidária das eleições para a Câmara dos Deputados

ielp_analise da votacao partidaria das eleicoes gerais brasileira

A aná­li­se da vota­ção par­ti­dá­ria das elei­ções para a Câma­ra dos Depu­ta­dos reve­la que pou­cos par­ti­dos obti­ve­ram um desem­pe­nho uni­for­me em todo o ter­ri­tó­rio nacional.

Uma das expli­ca­ções pos­sí­veis é a pola­ri­za­ção da dis­pu­ta para a Pre­si­dên­cia da Repú­bli­ca, que se refle­te, em cer­ta medi­da, para a Câma­ra dos Depu­ta­dos. Nes­te con­tex­to, não sur­pre­en­de que o melhor desem­pe­nho elei­to­ral seja do Par­ti­do Libe­ral (PL), legen­da do atu­al pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro, e do Par­ti­do dos Tra­ba­lha­do­res (PT), agre­mi­a­ção pela qual Lula da Sil­va é candidato.

A aná­li­se tam­bém reve­la outros par­ti­dos que con­se­gui­ram ser com­pe­ti­ti­vos em pra­ti­ca­men­te todos os esta­dos. É o caso do União Bra­sil (União), do Pro­gres­sis­tas (PP), do Movi­men­to Demo­crá­ti­co Bra­si­lei­ro (MDB), do Par­ti­do Soci­al Demo­crá­ti­co (PSD), e do Republicanos.

Além dis­so, alguns par­ti­dos des­pon­tam com bas­tan­te for­ça regi­o­nal. É o caso do Par­ti­do Demo­crá­ti­co Tra­ba­lhis­ta (PDT) no Cea­rá, do Par­ti­do Soci­a­lis­ta Bra­si­lei­ro (PSB) em Per­nam­bu­co, e do Par­ti­do Pro­gres­sis­tas (PP) em Alagoas.

Con­fi­ra a aná­li­se completa

Related Posts

Post a Comment