
- 8 de março de 2023
- By: admin_ielp
- in: News
Caso projetos sejam aprovados no Senado, políticos envolvidos em crimes de corrupção poderão disputar eleições já em 2022
As mudanças aprovadas pela Câmara Federal aos textos da Lei de Improbidade Administrativa e da Lei da Ficha Limpa poderão liberar, para disputar eleições já em 2022, ao menos 11.607 condenados por corrupção. O levantamento é do cientista político Vinicius Zuccolotto, com dados dos condenados de forma definitiva por crimes de improbidade entre 1995 e 2016.
[…]
As mudanças que afrouxam as normas da Lei de Improbidade Administrativa poderão retroagir para beneficiar os atuais investigados ou processados, segundo especialistas.
Raphael Sodré Cittadino, presidente do Instituto de Estudos Legislativos e Políticas Públicas (IELP), afirma que a lei pode e deve retroagir para beneficiar o réu quando a nova redação prevê alguma sanção mais branda.
De acordo com o advogado, políticos com processos em segunda instância também seriam afetados — sobretudo no ponto em que a reforma propõe a responsabilização de altas autoridades apenas no caso de atuação imediata e dolosa, afastando a responsabilidade quando o ato for imputável a seus subordinados ou intermediários.
[…]
Leia a reportagem completa em: https://tribunaonline.com.br/mudanca-em-leis-podem-liberar-11–607-condenados-para-disputar-eleicao
Post a Comment