IELP realiza o minicurso ”Introdução ao Processo Legislativo”

Ini­ci­a­ti­va pio­nei­ra foi bem rece­bi­da pelos alu­nos e deve­rá ser repli­ca­da em breve

O Ins­ti­tu­to de Estu­dos Legis­la­ti­vos e Polí­ti­cas Públi­cas (IELP) ofe­re­ce, nes­ta sema­na, o mini­cur­so “Intro­du­ção ao Pro­ces­so Legis­la­ti­vo”. 54 alu­nos de todo o país assis­tem às aulas, que ocor­rem onli­ne, até a sex­ta-fei­ra (28/05), quan­do serão entre­gues os cer­ti­fi­ca­dos aos participantes.

Com a pre­sen­ça dos pro­fes­so­res Rapha­el Cit­ta­di­no, Dani­lo Morais dos San­tos, Car­la Gua­res­chi, Nival­do Fer­rei­ra Jr., Rodri­go Bedri­ti­chuk, Mile­na Mar­tins de Oli­vei­ra e Day­vid Perei­ra, o mini­cur­so abor­da temas como asses­so­ria par­la­men­tar e fun­ci­o­na­men­to do Poder Legislativo.

O obje­ti­vo das aulas é for­mar um núcleo de pen­sa­do­res e capa­ci­tar os estu­dan­tes – asses­so­res par­la­men­ta­res, ser­vi­do­res das Casas Legis­la­ti­vas, pro­fis­si­o­nais de rela­ções gover­na­men­tais e demais inte­res­sa­dos –, além de abrir novas pos­si­bi­li­da­des de par­ce­ria e de desen­vol­vi­men­to de network.

Entre os tópi­cos abor­da­dos, estão “Estru­tu­ra e fun­ci­o­na­men­to das casas legis­la­ti­vas”; “Dis­cus­são e vota­ção de maté­ri­as”; “Fase con­clu­si­va, vetos e ses­sões do Con­gres­so”; “Rela­ções Gover­na­men­tais” e “Orça­men­to”. Os alu­nos ins­cri­tos tam­bém aces­sam con­teú­dos sobre “Pro­ces­so legis­la­ti­vo ordi­ná­rio”; “Decre­tos legis­la­ti­vos e pro­ce­di­men­tos espe­ci­ais” e “Medi­das Pro­vi­só­ri­as”, entre outros.

”O cur­so, ape­sar de intro­du­tó­rio, foi con­ce­bi­do sob uma pers­pec­ti­va apli­ca­da, com o fim de apro­xi­mar pro­fis­si­o­nais inte­res­sa­dos no tema da vivên­cia prá­ti­ca do pro­ces­so legis­la­ti­vo no Con­gres­so Naci­o­nal”, dis­se o pro­fes­sor Dani­lo Morais dos San­tos. “Por sua abor­da­gem, o cur­so ofe­re­ce uma jane­la de opor­tu­ni­da­de tam­bém para uma dis­cus­são teó­ri­ca, crí­ti­ca e, sobre­tu­do, con­tem­po­râ­nea da dinâ­mi­ca do Legis­la­ti­vo e mes­mo da sua inte­ra­ção com os demais Pode­res da República”.

Ini­ci­a­do no dia 24 de maio, o pro­je­to pre­ten­dia abri­gar 30 alu­nos, porém, com a alta deman­da, o total de vagas foi expan­di­do e pre­en­chi­do rapi­da­men­te, supe­ran­do todas as expec­ta­ti­vas ini­ci­ais. ”Foi uma sur­pre­sa ani­ma­do­ra, que deno­ta a neces­si­da­de de ini­ci­a­ti­vas do gêne­ro. Faço votos de que haja ree­di­ções do pro­gra­ma e que pos­sa­mos avan­çar no estu­do empí­ri­co e na dis­cus­são crí­ti­ca a res­pei­to da per­for­man­ce das ins­ti­tui­ções naci­o­nais, nota­da­men­te do Poder Legis­la­ti­vo”, com­ple­men­tou Danilo.

Alu­nos do mini­cur­so, Rober­to Dan­tas elo­gi­ou os pro­fes­so­res e dis­se que um dos prin­ci­pais atra­ti­vos é a pos­si­bi­li­da­de de cons­tru­ção de networ­king. “É o tipo de coi­sa que você tem que fazer não só para se man­ter atu­a­li­za­do, mas para man­ter sua rede como a mai­or pos­sí­vel. O cur­so do IELP é per­fei­to nes­se sen­ti­do, por você ter uma rede de pes­so­as que fize­ram o mes­mo cur­so que você e que te conhe­cem, além de ter pro­fes­so­res de alto gabarito”.

Related Posts

Post a Comment