
- 8 de março de 2023
- By: admin_ielp
- in: News
Iniciativa pioneira foi bem recebida pelos alunos e deverá ser replicada em breve
O Instituto de Estudos Legislativos e Políticas Públicas (IELP) oferece, nesta semana, o minicurso “Introdução ao Processo Legislativo”. 54 alunos de todo o país assistem às aulas, que ocorrem online, até a sexta-feira (28/05), quando serão entregues os certificados aos participantes.
Com a presença dos professores Raphael Cittadino, Danilo Morais dos Santos, Carla Guareschi, Nivaldo Ferreira Jr., Rodrigo Bedritichuk, Milena Martins de Oliveira e Dayvid Pereira, o minicurso aborda temas como assessoria parlamentar e funcionamento do Poder Legislativo.
O objetivo das aulas é formar um núcleo de pensadores e capacitar os estudantes – assessores parlamentares, servidores das Casas Legislativas, profissionais de relações governamentais e demais interessados –, além de abrir novas possibilidades de parceria e de desenvolvimento de network.
Entre os tópicos abordados, estão “Estrutura e funcionamento das casas legislativas”; “Discussão e votação de matérias”; “Fase conclusiva, vetos e sessões do Congresso”; “Relações Governamentais” e “Orçamento”. Os alunos inscritos também acessam conteúdos sobre “Processo legislativo ordinário”; “Decretos legislativos e procedimentos especiais” e “Medidas Provisórias”, entre outros.
”O curso, apesar de introdutório, foi concebido sob uma perspectiva aplicada, com o fim de aproximar profissionais interessados no tema da vivência prática do processo legislativo no Congresso Nacional”, disse o professor Danilo Morais dos Santos. “Por sua abordagem, o curso oferece uma janela de oportunidade também para uma discussão teórica, crítica e, sobretudo, contemporânea da dinâmica do Legislativo e mesmo da sua interação com os demais Poderes da República”.
Iniciado no dia 24 de maio, o projeto pretendia abrigar 30 alunos, porém, com a alta demanda, o total de vagas foi expandido e preenchido rapidamente, superando todas as expectativas iniciais. ”Foi uma surpresa animadora, que denota a necessidade de iniciativas do gênero. Faço votos de que haja reedições do programa e que possamos avançar no estudo empírico e na discussão crítica a respeito da performance das instituições nacionais, notadamente do Poder Legislativo”, complementou Danilo.
Alunos do minicurso, Roberto Dantas elogiou os professores e disse que um dos principais atrativos é a possibilidade de construção de networking. “É o tipo de coisa que você tem que fazer não só para se manter atualizado, mas para manter sua rede como a maior possível. O curso do IELP é perfeito nesse sentido, por você ter uma rede de pessoas que fizeram o mesmo curso que você e que te conhecem, além de ter professores de alto gabarito”.
Post a Comment