IELP realizou com sucesso o minicurso ”Introdução ao Processo Legislativo”

Ini­ci­a­ti­va pio­nei­ra foi bem rece­bi­da pelos alu­nos e deve­rá ser repli­ca­da em breve

O Ins­ti­tu­to de Estu­dos Legis­la­ti­vos e Polí­ti­cas Públi­cas (IELP) rea­li­zou, entre os dias 24 e 28 de maio, o mini­cur­so “Intro­du­ção ao Pro­ces­so Legis­la­ti­vo”. O obje­ti­vo das aulas, além de capa­ci­tar os alu­nos – asses­so­res par­la­men­ta­res, ser­vi­do­res das Casas Legis­la­ti­vas, pro­fis­si­o­nais de rela­ções gover­na­men­tais e demais inte­res­sa­dos –, foi for­mar um núcleo de pen­sa­do­res e abrir novas pos­si­bi­li­da­des de par­ce­ria e de desen­vol­vi­men­to de network.

O cur­so con­tou com a con­tri­bui­ção de pro­fes­so­res reno­ma­dos, como Rapha­el Cit­ta­di­no, Dani­lo Morais dos San­tos, Car­la Gua­res­chi, Nival­do Fer­rei­ra Jr., Rodri­go Bedri­ti­chuk, Mile­na Mar­tins de Oli­vei­ra e Day­vid Perei­ra. Entre os temas abor­da­dos, asses­so­ria par­la­men­tar e fun­ci­o­na­men­to do Poder Legislativo.

”Foi uma exce­len­te opor­tu­ni­da­de e uma expe­ri­ên­cia pro­vei­to­sa. Pude­mos apro­xi­mar ato­res com inte­res­ses comuns no Legis­la­ti­vo e dis­cu­tir ques­tões estru­tu­ran­tes, além de abor­dar recen­tís­si­mas refor­mas na dinâ­mi­ca des­te Poder”, dis­se o pro­fes­sor Dani­lo Morais dos Santos.

”Do pon­to de vis­ta pes­so­al, além do enri­que­ci­men­to pró­prio da dinâ­mi­ca de tro­ca inte­lec­tu­al em sala de aula, pude apro­vei­tar pre­ci­o­sas lições de cole­gas que con­du­zi­ram o trei­na­men­to ao meu lado. É uma satis­fa­ção pes­so­al enor­me poder, modes­ta­men­te, cola­bo­rar para uma com­pre­en­são vis­ta ‘por den­tro’ da dinâ­mi­ca do nos­so par­la­men­to’’, con­cluiu Danilo.

Entre os tópi­cos abor­da­dos, esti­ve­ram “Estru­tu­ra e fun­ci­o­na­men­to das casas legis­la­ti­vas”; “Dis­cus­são e vota­ção de maté­ri­as”; “Fase con­clu­si­va, vetos e ses­sões do Con­gres­so”; “Rela­ções Gover­na­men­tais” e “Orça­men­to”. Os ins­cri­tos tam­bém aces­sa­ram con­teú­dos sobre “Pro­ces­so legis­la­ti­vo ordi­ná­rio”; “Decre­tos legis­la­ti­vos e pro­ce­di­men­tos espe­ci­ais” e “Medi­das Pro­vi­só­ri­as”, entre outros.

54 alu­nos de todo o país assis­ti­ram às aulas, que ocor­re­ram onli­ne e já rece­be­ram os cer­ti­fi­ca­dos de par­ti­ci­pa­ção. O pro­je­to teve dura­ção de 4 horas por dia, tota­li­zan­do 20 horas no final des­se perío­do. A abor­da­gem dos temas teve a inten­ção de fazer com que o alu­no enten­des­se melhor como fun­ci­o­na o pro­ces­so legis­la­ti­vo na prá­ti­ca e de atu­a­li­zá-lo da melhor for­ma para o mer­ca­do de trabalho.

”Uma das prin­ci­pais dife­ren­ças do cur­so do IELP em rela­ção a outros é a capa­ci­da­de de tra­zer pro­fis­si­o­nais que estão den­tro de fato des­sas áre­as, que enten­dem os mean­dros para além da ques­tão téc­ni­ca. Então, tem mui­ta ques­tão prá­ti­ca. Para mim, o cur­so foi exce­len­te, não só para ganhar conhe­ci­men­to, mas, tam­bém, para me tor­nar um pro­fis­si­o­nal melhor e saber o que fazer quan­do che­gar lá’’, afir­mou Rober­to Dan­tas, um dos alu­nos do minicurso.

O IELP deve rea­li­zar novos cur­sos em bre­ve, den­tro da pro­pos­ta do Ins­ti­tu­to de seguir se espe­ci­a­li­zan­do e ofe­re­cen­do ati­vi­da­des for­ma­ti­vas. O pró­xi­mo deve­rá se vol­tar sobre o fun­ci­o­na­men­to das Comis­sões Par­la­men­ta­res de Inqué­ri­to (CPIs). Fique aten­to para mais infor­ma­ções nos pró­xi­mos dias.

Related Posts

Post a Comment